Últimos Artigos
Quais os riscos psíquicos após catástrofes?
60% das pessoas passará por um episódio de trauma (um evento estressante de natureza ameaçadora ou catastrófica) ao longo da vida. Um sobrevivente de um fenômeno como a enchente nas cidades do RS, pode reagir psiquicamente de 3 formas:
1- Cerca de 70% dos atingidos sairá ileso, apesar de impactos de toda a sorte, como prejuízo material, exposição a água/materiais contaminados, entre outros.
2- Uma parte menor (cerca de 25%) desenvolverá um quadro de Transtorno (reacional) ao Estresse Agudo, sofrendo com medo, angustia, sensação de insegurança, insônia logo pós a ocorrência, se estendendo até por 1 mês. Para estes casos, apoio social (de grupos organizados pelo governo, abrigos, programas econômicos para reestruturação da vida, acolhida em grupos religiosos) já ajudarão à volta do equilíbrio emocional
3- A última parte (cerca de 7% das pessoas expostas ao trauma) desenvolve os seguintes critérios, e serão diagnosticada com de Transtorno de Estresse Pós-Trauma (TEPT):
a) Um evento traumático claramente reconhecível como um atentado à integridade física, própria ou alheia, que provoque temor, angústia ou horror.
b) Flashbacks (Pensamentos recorrentes, aversivos e intrusivos) e comportamentos ou pesadelos relacionados ao evento;
c) Insensibilidade ou indiferença afetiva;
d) Hiperatividade psicomotora com insônia, desconcentração, irritabilidade.
e) Prejuízo no funcionamento social ou ocupacional e outras áreas importantes da vida do indivíduo.
Os sintomas devem a principal causa biológica do TEPT relacionado aos sinais e sintomas é uma tendência genética à hiperatividade límbica (como se a pessoa “tivesse sempre pronta para reagir negativamente a algo que foge a rotina e ao controle”).
Fatores externos como extensão, duração e inexperiência para lidar com o evento, são os gatilhos ambientais. Aqui, a indicação é a psicoterapia, acompanhada de medicamentos que "reduzem a invasão" de pensamentos negativos na mente (alguns antidepressivos), outros contra insônia e sintomas fisicos de ansiedade (como tranquilizantes), e até alguns que podem ajudar a "eliminar" a lembrança do trauma.
Voltar