Últimos Artigos

Quando Posso Parar de Tomar meu Medicamento?

Quando Posso Parar de Tomar meu Medicamento?

Essa é uma dúvida muito comum na rotina do psiquiatra. No curso dos transtornos mentais, os medicamentos são, muitas das vezes, a estratégia mais eficaz e rápida para a recuperação. Apesar disso, é natural que, logo que melhoram , os pacientes passam a questionar a necessidade de continuar tomando seus fármacos.

A decisão de interromper um tratamento medicamentoso deve ser tomada de acordo com evidências científicas atualizadas, e personalizadas para cada caso, de acordo com a experiência do médico, além dos anseios do paciente.

Mesmo pacientes que têm o mesmo diagnóstico, como Depressão, podem gerar critérios diferentes para essa conduta. Uma das questões que o médico vai avaliar para a retirada, é se a pessoa está no 1º episódio, ou se já teve outros anteriormente.

No primeiro caso, quando há uma evolução favorável, os melhores estudos indicam 6 meses a 1 ano, em média. A partir daí, o médico e o paciente combinam uma data para reduzir a dose ou até mesmo retirar a medicação de uma vez.

Quando já houve episódios anteriores, e dependendo da gravidade, as recomendações sugerem um tempo maior para a retirada dos remédios e, em muitas situações, continuar a medicação por tempo indeterminado.

Quadros crônicos como Transtorno de Ansiedade Generalizada graves, Transtornos Relacionados as Obsessões e Compulsões, Esquizofrenia e Transtornos de Ciclos de Humor (ex Trabstorno Bipolar), a medicação deve ser usada continuamente, salvo raríssimas exceções.

No Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a medicação pode tanto ser usada continuamente, como ser parada em períodos nos quais o paciente tem folgas ou férias das atividades que exigem mais atenção e foco.

No Transtorno de Pânico e alguns outros nos quais a ansiedade (com sintomas físicos/somáticos) ocorre em “crises” ou “ataques”, os medicamentos podem ser usados somente na hora em que ocorre o problema, e não diariamente.

Sumariamente, a decisão do tempo e circunstâncias de uso de cada medicamento dependem de muitos fatores, que combinados, cada um com o seu peso, vão balizar a melhor direção.

 

Quando Posso Parar de Tomar meu Medicamento?


Voltar